Web Parts estão presentes em todas as versões do SharePoint e são por definição “componentes reusáveis que apresentam conteúdos nas paginas do SharePoint”, existem outros tipos de conteúdos reusáveis como os Workflows, Content Types, Column Types e Custom Lists. 

Na versão 2013 do produto, estão disponíveis mais de 80 web parts, e você poderá utlizá-las de acordo com a versão do SharePoint disponível e os recursos que foram ativados para o seu site.

 As web parts estão agrupadas em categorias:

Aplicativos – exibe a lista de bibliotecas e listas criadas por você. Muito útil quando é necessário customizar a pagina inicial do site com os conteúdos mais importantes, facilitando o uso do SharePoint.

Blog – Web Parts para uso nos blogs.

Colaboração Social – Web Parts para apresentar componentes sociais como os usuários do site, tarefas de um usuário, nuvem de tags.

Comunidade – possui algumas web parts a parte social de comunidades como ingressar na comunidade e ferramentas administrativas.

Conjunto de documentos – apresenta duas web parts para gerenciar o conjunto de documentos e as propriedades dos conjuntos de documentos.

Conteúdo orientado para a busca – mostra os itens que foram modificados recentemente, que podem ser imagens, paginas itens de uma lista.

Dados Corporativos – é um grupo de dez web parts responsáveis por exibir indicadores corporativos e diversos tipos de dados, além de uma web part para integração com Visio e outra para Excel que podem exibir dados provenientes do Business Conectivity Services.

Filtros – grupo de web parts que permite a filtragem dos conteúdos nas paginas.

Formulários – apresenta duas web parts para exibir formulários na pagina, que pode ser do InfoPath ou Web Forms.

Mídia e Conteúdo – conjunto de web parts chamados de “Ladrilhos”, que são as ações comuns no SharePoint, por exemplo, “Começar a usar o site” e a importante web part “Editor de Conteúdo”.

Pesquisa – cinco web parts para permitir aos usuários procurarem informações no site.

Performance Point – conjunto de web parts para utilização dos serviços de Performance Point.

Project Web App – web parts específicas para utilização nos sites de projeto como tarefas e informações sobre o projeto.

Para que um usuário possa inserir e modificar as web parts é necessário a permissão de “Designer”.

Sim é possível realizar algumas modificações nas web parts, o tipo de alteração e o uso de cada uma das web parts será objeto de uma serie de posts que estou elaborando, continue acompanhando o blog para ver as atualizações.

 Para hoje o importante é entender como inserir as web parts na pagina de forma bastante simples: 

  1. Editar a pagina;

  2. Clicar em Inserir e depois em Web Part, na faixa de opções;

  3. Posicionar o curso no local desejado da pagina;

  4. Escolher a lista de categorias e depois a web part desejada

  5. Clicar em Adicionar;

  6. Salvar a pagina, clicando em Pagina e depois em Salvar.

 

 

 

Resultado final da pagina, esta web part deve ser configurada para exibir o conteúdo de mídia desejado, o que não é objetivo deste artigo. Escolhi esta web part devido ao bonito efeito na pagina, veja a seguir:

 

 Os passos de configuração desta e das outras web parts serão mostrados nos próximos posts!

 

Flávia Gomes